Junta Comercial participa de lançamento do Sistema de Viabilidade Automática

 Danna Anute   – 16h39min

Para instalar um negócio num determinado local, o empreendedor acreano precisa preencher alguns requisitos, entre eles a condição para ocupar um ambiente geográfico específico. E para estabelecer esse processo de maneira ágil, as instituições se reuniram nesta quinta-feira, 17, e lançaram o Sistema de Viabilidade Automática para abertura de novas empresas.

A Prefeitura de Rio Branco, a Junta Comercial e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram envolvidos nas etapas do procedimento específico, a fim de ofertar uma resposta automática para os interessados.

Gestores governamentais. Foto: Victor Machado/Junta Comercial

A viabilidade automática de endereço funciona como um sistema automatizado de busca de endereços, por meio da parametrização com base no código de postura ou plano diretor dos municípios, que geram códigos e algoritmos funcionais e agilizam o processo de verificação da conformidade do endereço com a legislação local, zoneamento, regulamentos de uso de solo e outros.

Servidores. Foto: Victor Machado/Junta Comercial

Assim, a análise da viabilidade é realizada por meio de avaliação técnica e, nesse sentido, se o resultado for positivo, a empresa poderá ser aberta no endereço.

A presidente da Junta Comercial, Nayara Honorato, afirmou: “O município de Rio Branco representa quase 80% das demandas de viabilidade do estado. A implementação da Viabilidade Automática de Endereço trará uma maior agilidade no processo do registro empresarial”.

Para entrar no sistema e consultar automaticamente a viabilidade de sua empresa, o empreendedor deve acessar o endereço eletrônico, por meio do Portal de Serviços do governo.