Junta Comercial e instituições parceiras se reúnem para fortalecer o ambiente de negócios no Acre

Danna Anute   – 16h45min

Com a intenção de fortalecer o ambiente de negócios no Acre, a Junta Comercial, a prefeitura de Rio Branco e mais 18 instituições participaram de uma reunião com o subcomitê da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), nesta terça-feira, 19, na sede da Junta Comercial.

Foto: Victor Machado/Junta Comercial

As instituições parceiras e demais órgãos puderam ter mais esclarecimentos sobre o papel da Redesim no Acre, que atua como facilitadora, a fim de dar maior agilidade aos processos, padronização dos procedimentos e otimização nos prazos para abertura de empresas.

“Fazemos um trabalho desafiador, em que nossa gestão e toda a equipe faz um trabalho com maestria. Nós avançamos muito, e buscamos melhorar os resultados, e temos como panorama o ranking da competitividade no Brasil, que é uma estatística em que governadores e prefeitos estão visualizando frequentemente e que são influenciadores na hora do investidor vir implantar sua indústria”, disse o vice-presidente da Junta Comercial, Pedro Silva.

Anderson Santos, do Departamento de Tecnologia da Informação da Junta Comercial, apresentou o ecossistema da Junta Comercial, no que tange às inovações digitais.

O servidor mostrou avanços no ambiente de negócios do Acre, já que no atual cenário, a Junta Comercial opera como agente de desenvolvimento. “Somos 100% digitais em registro de empresas, autenticação de escrituração contábil, emissão certidões, matrícula e fiscalização dos agentes auxiliares do comércio e outros”, explicou Santos.

Anderson Santos, do Departamento de Tecnologia da Informação da Junta Comercial. Foto: Victor Machado/Junta Comercial

A prefeitura de Rio Branco, e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram envolvidos nas etapas para a viabilidade automática de endereço, que funciona como um sistema automatizado de busca de endereços, por meio da parametrização com base no código de postura ou plano diretor dos municípios.

Servidores da prefeitura de Rio Branco. Foto: Victor Machado/Junta Comercial

Participaram da reunião representantes de dezenove instituições, sendo: o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC-AC), Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan), Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), Receita Federal e outras.