Conheça a função da viabilidade automática para empresários acreanos

Antes de registrar sua empresa junto aos órgãos oficiais, o empresário ou futuro empresário acreano pode realizar uma pesquisa de viabilidade para abertura da empresa com uma consulta anterior à formalização do negócio. Trata-se de uma ação de parceria entre a Junta Comercial do Estado e a Prefeitura de Rio Branco, que pretende gerar agilidade no processo de abertura da empresa.

A viabilidade automática de endereço funciona como sistema automatizado de busca de endereços, por meio da parametrização dos endereços com base no código de postura ou plano diretor dos municípios, que geram códigos e algoritmos funcionais e agilizam o processo de verificação da conformidade do endereço com a legislação local, zoneamento, regulamentos de uso de solo e outros.

Anteriormente, o interessado precisa ter definido o tipo de empresa, seja sociedade limitada, individual ou outras categorias.

Para a realização da viabilidade automática é realizada a consulta de endereço do empresário, mediante a ferramenta governamental Portal de Serviços

“A Junta Comercial orienta as prefeituras e isso colabora para a otimização dos fluxos e para dar maior agilidade no processo de abertura de empresa”, diz o chefe do departamento de T.I. da Junta Comercial, Anderson Santos.

O gestor ainda comentou que uma das metas da Junta Comercial é que a viabilidade automática possa alcançar 10 municípios do Acre, ainda em 2023.

Sobre a Junta Comercial

A Junta Comercial do Acre é uma personalidade jurídica de direito público e possui vínculo administrativo com o governo do Estado, por meio Secretaria de Fazenda, e vinculação técnica com o Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei).